Para a segurança e eficiência das operações, todo projeto de içamento deve contar com o Plano de Rigging. Entenda o porquê.
O que é um Plano de Rigging?
O Plano de Rigging é um estudo preliminar, ou seja, um projeto de engenharia que orienta a utilização dos equipamentos, pessoal e aparelhamento para içamento de qualquer categoria de carga ou de pessoas.
Quem deve fazer o plano de Rigging?
O estudo pode ser executado por profissionais Engenheiros e Técnicos com registro ativo no CREA e com treinamento específico com máquinas de carga e obras, e deve detalhar todas as atividades e recursos necessários para a operação acontecer sem acidentes.
Qual a importância do Plano de Rigging?
Com o plano de movimentação de cargas é possível otimizar o tempo de trabalho do equipamento e seus recursos aplicados: acessórios, preparação do solo, equipamentos necessários, etc. Assim reduzem-se os custos e evitam acidentes e possíveis incidentes no processo.
Tem importância também por ser o manual de procedimentos aos profissionais de operação, sejam operadores, sinaleiros, riggers, auxiliares, aparelhados de cargas, certificadores e outros envolvidos que terão no plano o roteiro do trabalho a ser executado.
Quando se precisa de plano de rigging?
A partir da solicitação de uma prestação de serviços de movimentação de cargas, sobretudo com Guindastes, muitos dos clientes demandam um Plano para assegurar a execução das operações contratadas, o que pode ser fornecido pela SISTERMI.
Neste caso se inicia um processo de articulações que visam identificar dados necessários à elaboração, como desenho/catálogo da carga a ser içada, desenhos de planta baixa e elevação da área de movimentação de cargas pertinente, e também procedimentos internos do cliente.
Em seguida, é programada uma visita técnica para avaliação das condições gerais, com base nos próprios desenhos fornecidos, efetuando-se registros fotográficos para auxiliar o dimensionamento e planejamento de montagem e execução das etapas pertinentes. Durante a elaboração o cliente interage constantemente com a equipe de Engenharia da SISTERMI, até a conclusão da elaboração.
Logo após, o Plano é apresentado à equipe de execução previamente para instrução e eventual refinamento, para que então, na execução, a operação seja conduzida pelo documento. Neste caso os envolvidos preenchem uma Lista de Verificação presente no Plano ratificando os dados e variáveis planejados, a partir do qual, com as assinaturas, a execução é autorizada.
Porque escolher a Sistermi para o seu Plano de Rigging?
Nas movimentações envolvendo equipamentos próprios da SISTERMI, a equipe de Engenharia detém o acervo técnico completo do equipamento como configurações existentes, planos de montagem, que permitem um dimensionamento preciso.
Em seguida, a equipe de execução já pode ser envolvida nas fases de elaboração e refinamento o que confere maior eficiência no tocante ao resultado, a plena compreensão da equipe direta (Operadores, Sinaleiros-Aparelhados, etc.) da atividade a ser executada, reduzindo riscos de desvios e perdas de tempo.
Entre em contato e solicite seu orçamento para compra ou locação.
Fique por dentro das novidades no nosso blog ou no Instagram da Sistermi @asistermi