O içamento de cargas é uma atividade requisitada por indústrias que demandam de trabalho com cargas pesadas. Basicamente a atividade consiste na ação de içar/elevar um determinado material de grande porte de modo vertical para transportá-lo até o local de destino.
Por ser um serviço eficiente de alta complexidade, executado através de técnicas manuais e mecânicas, o içamento de cargas, necessita de uma equipe experiente e treinada para realizá-lo e garantir que ocorra com total segurança tanto da carga, quanto da equipe.
Assim, de acordo com a demanda de cada empresa, o içamento das cargas passa por uma análise interna que vai definir detalhes como: capacidade do equipamento deverá ser utilizado, raio de operação a ser trabalhado, altura de elevação necessária, onde a carga pode ou não ser depositada e outras diversas vertentes necessárias para uma operação de sucesso.
Então, confira as principais regras para a realização do içamento da sua carga em segurança a seguir.
As 3 regras básicas de segurança para o içamento de cargas
1 – Dê prioridade a empresas que possuam experiência na realização do serviço e com equipamentos em perfeito estado de conservação
Primeiramente, fique atento ao tempo de mercado e a estrutura da empresa e também verifique seus clientes, principalmente os de longa data.
Em segundo lugar, todos os equipamentos devem estar em perfeitas condições para atendimento, tanto de manutenção, quanto de operação. Logo, existem alguns documentos básicos necessários para avaliação deste processo, sendo:
- Para manutenção: Histórico de manutenções prenventivas;
- Para Operação: Laudos de opacidade e Ruido, teste de carga, etc;
2 – Observe as condições climáticas
Além do mencionado acima, o vento e a chuva são fatores que influenciam diretamente todo o plano de içamento das cargas, por isso não se pode içar cargas em tempo chuvoso ou com ventos muito fortes. Fique atento.
Leia também: Saiba como escolher empresa de içamento e movimentação de cargas
3 – Faça um Plano de Rigging
Por fim, para garantir a segurança, a qualidade e a economia em seu empreendimento, são elaborados projetos de rigging para cada tipo de negócio.
Ou seja, o plano de rigging é um estudo que apresenta os desenhos demonstrativos de todas as fases de içamento, como o melhor guindaste para usar; os dispositivos que serão utilizados; como será feita a movimentação de carga; as posições mais críticas e as paralisações que podem ocorrer durante a obra ou projeto.
Execute seu içamento com as melhores certificações
Antes de tudo, a Sistermi preza pelo respeito ao meio ambiente, a qualidade e a segurança dos colaboradores. E para firmar seu comprometimento, implantou as normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, que resultaram na criação do Sistema de Gestão Integrado (SGI).
Em outras palavras, a implantação integra a união de todos os princípios das ISO e OHSAS que a Sistermi possui:
- Qualidade;
- Desempenho ambiental;
- Segurança;
- Saúde ocupacional do colaborador.
Dessa forma, mais que reunir valores, o SGI é uma busca contínua por melhorias, visando a excelência das atividades desenvolvidas dentro da empresa.
Dica para fazer içamento:
Visto que, desde 1979, a Sistermi oferta serviços especializados em movimentação e içamento de cargas, e possui em sua gama de equipamentos os guindastes mais modernos e tecnológicos de todo o mercado para atender empresas de diversos segmentos de renome nacional, com certeza essa é a empresa certa para solucionar sua necessidade.
Visto que e interessou pelo serviço? Entre em contato e saiba mais.
Gostou do conteúdo? Siga a Sistermi nas redes sociais e veja todas as novidades!